Entender os conceitos básicos relacionados às suas finanças pessoais é importante, até vital para que seja possível estabelecer uma relação saudável com o seu dinheiro.
O principal motivo é que, ao adquirir conhecimento sobre assuntos como esse, você desmistifica a complexidade que se atribuída ao mundo financeiro. Pois, não é preciso ser um especialista em economia para gerir bem e eficientemente o seu próprio dinheiro e orçamento.
Então, Você sabe o que é renda? Que tal entender melhor o significado dela e ainda conferir dicas para aumentar a sua? Continue na leitura do artigo!
Renda, oque é afinal?
Do latim reddĭta, o termo pode ser usado como sinónimo de rendimento. Renda se refere a um determinado valor de dinheiro que uma pessoa ou empresa recebe por vender um bem ou prestar um serviço.
Também pode-se entender renda, sob o ponto de vista das finanças pessoais, como todo tipo de receita que um indivíduo tem acesso. Estamos falando de salário, e outros mais tipos.
A remuneração profissional, de fato, é uma espécie de renda. Mas ela não é a única, conforme se segue.
Quais são os tipos de renda?
Investimentos, ganhos de capital e valores referentes a aluguéis, para dar alguns exemplos, são recebimentos que podem ser considerados como tipos de renda. Por isso, é interessante ter atenção às classificações descritas abaixo para compreender melhor o seu dinheiro. E existem dois principais tipos. Confira!
Renda passiva
Renda passiva, como o próprio nome sugere, é toda e qualquer receita em que o dinheiro trabalha sozinho.
Ou seja, você só precisa fazer o movimento inicial, como aplicar o seu dinheiro (Capital) em um fundo de investimentos, por exemplo, e esperar a quantia se valorizar ao longo do período.
Exemplos de renda passiva:
Retirada de lucro
Aluguel
Direitos autorais
Investimentos
Renda variável: ações, câmbio, commodities, fundos e outros
Renda fixa: títulos públicos, letras de crédito, certificados de depósito bancário outros.
Renda Activa
É aqui que aparece o seu salário e as demais gratificações ou remunerações por um serviço realizado. Na renda activa, você precisa trabalhar para ser recompensado.
Ou seja, é o dinheiro que você ganha por determinado trabalho (esforço ou produção). Esse tipo Caracteriza-se por ser regular. Exemplo:
Salário
Bonificação
Comissão
Pró-labore
Gostou deste artigo sobre o que é renda? Veja tambem:
4 Dicas para qualquer Moçambicano melhorar sua Renda
Se tem interesse em mais assuntos como este, siga navegando no nosso blog e amplie o seu horizonte de possibilidades!
Siga-nos: Facebook
0 Comentários