Sabemos que renda é todo tipo de receita que um indivíduo tem acesso. E se dividem basicamente em 2 tipos (Activa e Passiva). Agora, que já sabes disso, tens condições de aprender formas de melhorar as suas finanças – confira 4 dicas que vão ajudar-lhe nesse sentido.
Siga as dicas que se seguem e verás mudanças em sua renda:
1. Corte os gastos desnecessários
Antes de pensar propriamente em aumentar a sua renda, que tal aproveitar melhor o quanto você já ganha?
Muitas vezes, a sua receita permite-lhe viver uma vida mais confortável do que você a que levas agora. Porém, o impulso por as compras, a desorganização financeira e a falta de disciplina com o dinheiro dão a sempre a impressão de que os ganhos não são suficientes para sustentar o seu padrão de vida.
Por isso é importante começar a fazer uma revisão do seu orçamento, analisando para onde o seu dinheiro vai e verificar se existe a possibilidade de cortes, esse deve ser o seu primeiro passo.
2. Tenha ou Avalie fontes alternativas de renda activa
Não é porque você tem um emprego estável e recebe bem que não precisas considerar novas fontes de renda. Algumas alternativas podem proporcionar um complemento orçamentário interessante. Olhe para os seus hobbys (Fotografia, cozinhar, etc) não se transforma em um negócio?
Se o seu objectivo é ter mais dinheiro no bolso, defina isso como uma prioridade e use toda a sua criatividade ao seu favor para gerar esse dinheiro.
3. Faça o seu património render
Considero esta uma das dicas mais importante. Faça com que os seus bens lhe tragam dinheiro, pois é importante ter atenção a outras maneiras de lucrar. Por exemplo aquele apartamento, ou casa antiga que não esta em uso, que você recebeu de herança ou comprou? Com uma reforma, ele pode ser alugado e fornecer uma renda extra.
Assim, você estará capitalizando em cima de um bem que, até então, só trazia prejuízos e se desvalorizava. E como disse acima isso não se aplica apenas para imóveis. Esse ganho também pode se dar de outras formas, como a partir da venda de móveis ou bens que estão sobrando e não fazes uso.
4. Invista com mais eficiência
Finalmente, à maneira mais eficaz de melhorar a sua renda: investir. Investa o seu dinheiro em aplicações financeiras de boa rentabilidade. Não deixe o seu capital desvalorizar em poupanças. Por mais que seja uma aplicação segura, em alguns momentos o seu retorno não chega nem a cobrir a inflação.
Se você tem um perfil de investidor menos agressivo, não tem problema, existem outras modalidades muito mais atrativas. O Deposito à Prazo, por exemplo, é uma dessas opções mais rentáveis e que, em algumas situações, oferecem boa liquidez.
E aí, gostou das dicas? Veja também:
6 Dicas Incríveis para economizar dinheiro ganhando Salário mínimo em Moçambique
Caso tenha interesse em mais assuntos relacionadas às finanças pessoais, siga navegando no nosso blog e amplie o seu horizonte de possibilidades!
Siga-nos: Facebook
0 Comentários