É possível sim economizar dinheiro mesmo ganhando pouco. Com apenas algumas dicas simples é possível conquistar bons resultados e começar a economizar dinheiro de verdade, para realização dos sonhos.
Acompanhe a nossa lista sobre oque você precisa fazer para economizar mesmo ganhando um salário baixo.
1 – Controle suas contas
Economizar é bom mas tudo começa pelo habito de controlar os seus gastos? Estou falando de controlar de verdade. Controlar os gastos não é apenas listar as despesas. É olhar e analisar as contas com carinho, fazendo do exercício um verdadeiro planeamento, que estará funcionando para evitar multas por atraso, pagamentos de juros e gastos desnecessários.
2 – Faça sempre uma lista na hora de ir fazer compra
Parece uma coisas tola e desnecessária. Mas definir as compras é importante. Sair de casa com uma lista de compras, funciona muito bem quando a ideia é ser objetivo e comprar de fato o que é necessário.
3 – O bom e velho Cofre é um aliado incrível nesse processo
Sabe aquele antigo e velho costume nosso de ter um cofrinho que você guardava moedas quando criança? Chegou a hora de resgatar esse hábito e conceito de guardar sempre.
A facilidade do cofre (e seu efeito lúdico) transforma o acto de poupar algo prazeroso, ao vermos o cofre encher e ficar cada vez mais pesado. Assim, com o passar do tempo, a ideia é ir até um banco e depositar o dinheiro em algum tipo de investimento (conta ou deposito a prazo). Afinal, dinheiro parado é corroído pela inflação.
Desta forma o bom e velho do cofre ainda funciona, e é um ótimo instrumento para quem está disposto a economizar dinheiro mesmo ganhando pouco.
4 – Procure uma renda extra
O conceito de renda extra é bastante novo para muitos Moçambicanos, porem nos últimos tempos tem se verificados uma crescente onda de pessoas adotando esse princípio de obtenção de rendimentos. Como o próprio nome sugere Renda extra é forma/fonte alternativa de recebimento de renda diferente a aquele que você tem como principal fonte.
Em vez de depender apenas do seu salário, procure por novas alternativas de renda. Procure fazer coisas que lhe rendam dinheiro, como vender doces, fotografar eventos nos finais de semana ou, quem sabe, se aventurar num projeto freelance.
5 – Economize no lazer
Que divertir-se é muito bom e o lazer é importante, isso ninguém pode negar, mas é necessário estabelecer limites com esse gasto tao necessário a todos, por exemplo no número de saídas, procurar alternativas mais baratas e acessíveis, etc.
O controle financeiro e a utilização de um orçamento são óptimas alternativas para quem exagera nas atividades de lazer. E quem disse que você precisa abrir mão de toda graça e diversão para economizar? Pois o lazer serve como combustível para mantermos o pique e a disposição de trabalhar, e continuar a batalhar dia após dia por um futuro ainda melhor.
Lembre-se então que, de maneira nenhuma você deve deixar de se divertir ou praticar actividades prazerosas. A proposta aqui é fazer tudo com equilíbrio, observando de perto as consequências que existirão para o seu orçamento. Então a melhor maneira de você conseguir resultados melhores, é concentrar-se em transformar o seu mundo interior na maneira como você se relaciona com o dinheiro.
6 – Utilize a regra dos 65-20-10-5
Esta regra é bastante simples de ser colocada em prática. Você vai dividir suas despesas em 4 categorias e reservar uma parte da sua renda para cada uma delas.
Isso vai ajudar você, com os desvios de aplicação em relação os montantes destinados a cada categoria de despesa e fazer com que tenha uma maior gestão destas.
65% da sua renda para gastos essenciais.
20% da sua renda para investir em aplicações financeiras mais rentáveis.
10% da sua renda para gastar com o que gosta.
05% da sua renda para poupança
Basicamente, você terá que adaptar o seu orçamento doméstico para cortar aqueles gastos não essenciais e assim conseguir juntar dinheiro para pagar outras atividades ou até mesmo suprir as necessidades básicas.
Não será fácil, mas acredite, é algo que transformará para sempre sua vida. Não tenha medo de admitir erros. Não perca a chance de conhecer formas novas de enxergar a vida. Esteja aberto às mudanças.
Gostou do artigo? Veja também:
4 Dicas para qualquer Moçambicano melhorar sua Renda
Se tem interesse em mais assuntos como este, siga navegando no nosso blog e amplie o seu horizonte de possibilidades!
Siga-nos: Facebook
0 Comentários