Segundo Philip Kotler, Marketing é a ciência e arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um público-alvo com geração de lucro. Tendo o objetivo de identificar desejos e gerar valor para criar relacionamentos com seu publico.
A coisa mais frequente e comum quando falamos de marketing é a confusão e associação que se faz com a publicidade, fazendo até certo ponto parecer que estas duas são uma mesma coisa. Porém como já deu para perceber, Marketing não é publicidade e muito mais que isso.
Já parou para se perguntar como as empresas conseguem atrair tantos clientes? Oque elas fazem a fidelização de seus clientes? O que elas fazem para se destacar no mercado? E por que os produtos delas vendem tanto, enquanto outros ficam sem vender? O segredo do sucesso certamente passa pelo marketing.
Sabem tudo sobre o mercado aqueles que dominam o marketing: como se posicionar, como conquistar os clientes, como entregar valor para o publico e, é claro, como gerar lucro e competitividade com tudo isso. E neste artigo, você vai aprender sobre:
- O que é Marketing?
- Objetivos do Marketing
Ate aqui, você já deve ter percebido que o Marketing é uma ferramenta importante para o negocio e, para quem quer ter sucesso é algo indispensável. Mas então oque é Marketing?
Oque é Marketing?
Podemos dizer que marketing é o conceito polissémico por variar em função do autor e sua interpretação do termo. Porem oque todos concordam é que, Marketing é um conjunto de estratégias para aperfeiçoar as relações que envolvem a empresa/negocio, o cliente e o mercado.
Assim pode-se definir Marketing como sendo aquela área que é focada na geração de valor sobre o produto/serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.
O marketing identifica necessidades e desejos não preenchidos. Depois ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado e o potencial de lucro. Ele aponta quais segmentos da empresa são capazes de servir melhor e cria e promove os produtos e serviços mais apropriados. Em poucas palavras, marketing é suprir necessidades gerando lucro.
Olhando para essas definições, elas não deixam escapar, aquilo que é o objetivo central das empresas/negocios: o lucro. Afinal, é isso que garante a sua sobrevivência e competitividade no mercado ― e esse é um dos motivos de existir do marketing.
Vale ressaltar aqui, que o marketing também pode ser adotado por organizações que não visam o lucro ― Instituições Públicas e ONGs. Nesses casos, o retorno esperado do marketing é de outras formas, como engajamento ou fortalecimento da marca.
Assim entendemos que entre os principais objetivos do Marketing estão: definir e criar valor para o seu público, entender e satisfazer as necessidades dos seus clientes e gerar lucro para empresa. Uma vez que começamos a falar sobre os objetivos de marketing, vamos ver um pouco mais sobre eles.
Objetivos do Marketing
Engana-se quem pensa que o marketing serve apenas para vender produtos. E como já vimos acima, os objetivos do marketing podem ser muito mais abrangentes e ajudar a alcançar diferentes resultados para as empresas.
Vejamos agora alguns desses.
1. Vender mais
Vender: sim, esse é um dos principais objetivos do marketing para organizações que colocam produtos ou serviços no mercado. E é papel do marketing, preparar as estratégias para que elas atendam às necessidades dos clientes e aumentem as chances da empresa ter sucesso nas vendas.
2. Fidelizar clientes
Como dissemos o papel do marketing não termina nas vendas. A empresa deve continuar próxima dos clientes para que estes não esqueçam a marca e volte a comprar outras, indiquem e tragam novos clientes. Já dize aquela clássica frase: fidelizar os clientes é muito mais barato que captar novos compradores.
3. Aumentar a visibilidade
Outro objetivo importante que o marketing deve atingir é o de aumentar a visibilidade da marca e dos produtos da empresa. É bom frisar aqui, que, não adianta buscar visibilidade junto a um público que não tem nada a ver com a empresa. Para otimizar os investimentos em marketing, as estratégias devem ser focadas nas pessoas certas: aquelas que têm mais chances de virarem clientes.
4. Gerenciar uma marca
O Marketing tem tudo a ver com branding (aquele conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca). Pois a construção de uma marca acontece na mente dos consumidores. E, para que eles absorvam a imagem da marca, ela precisa tornar os seus valores e propósitos tangíveis por meio das estratégias de marketing. Por exemplo, uma peça de publicidade e definição do preço dos produtos.
5. Construir boas relações
O Marketing também tem tudo a ver com relacionamento. Ao estreitar os laços com o seu público (não apenas clientes, mas também parceiros, colaboradores etc.), uma empresa consegue fortalecer a sua marca. As vendas e a fidelização são uma consequência desse processo.
6. Educar o mercado
Um dos maiores em foco do marketing actualmente é a produção de conteúdo, constituído-se numa base para marketing. Publicações em blogs, matérias de revistas e jornais, redes sociais e outros canais ajudam a criar autoridade para a marca, ao mesmo tempo que educam os consumidores sobre as soluções que a empresa oferece. Aqui a intenção não é vender diretamente o produto, mas mostrar como ele pode ser útil.
7. Engajar colaboradores
Quem pensa em Marketing olhando apenas para fora da empresa, esta muito enganado pois, as estratégias de marketing não miram apenas os de fora da empresa, mas também dentro das suas fronteiras, existe um público que é essencial para o sucesso do negócio: os colaboradores. Por isso, o marketing – ou seja, o endomarketing – também pode ajudar a engajar o público interno, fazê-los mais felizes com o seu trabalho e torná-los propagadores da marca.
E para alcançar esses resultados, você deve utilizar-se/conhecer profundamente os 4 Ps do marketing (Produto, Preço, Praça e Promoção), que representam as quatro áreas essenciais do seu negócio.
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